Higiene Oral Infantil
Colutórios para crianças
As crianças mais velhas e os adolescentes podem manifestar um certo interesse pelos colutórios, enquanto agentes refrescantes do hálito, e assim beneficiarem também das vantagens dos elixires fluoretados. As crianças mais velhas que tenham aparelhos de ortodontia são óptimas candidatas aos colutórios com flúor, já que estes contribuem para proteger os dentes contra as bactérias da placa e contra os ácidos que segregam e que se podem acumular por baixo dos braquetes.
Mas, de uma forma geral, as crianças mais novas não deverão usar colutórios porque são mais susceptíveis de engolir o produto. As crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos não devem utilizar estes produtos sem a supervisão de um adulto. As crianças com menos de 6 anos devem evitar os elixires fluoretados, dado que a exposição excessiva ao flúor para as crianças cujos dentes ainda não estão completamente formados pode conduzir a uma fluorose, um estado inofensivo mas de aspecto desagradável, que deixa marcas ou riscas nos dentes.
Os pais que estejam preocupados quanto ao teor de álcool presente nos colutórios tem à sua disposição uma variedade de produtos sem álcool que são igualmente eficazes a refrescar o hálito. E também existem elxires sem álcool e com flúor. Está preocupado com os produtos químicos? Independentemente do tipo de colutório que o seu filho utilizar, não se esqueça de lhe lembrar que o colutório, mesmo um que contenha flúor, não poderá substituir uma rotina regular de limpeza, que inclua a escovagem dos dentes duas vezes por dia e a utilização diária do fio dentária para conservar um sorriso saudável.