Saúde das Gengivas
Doença gengival: a gengivite pode conduzir à periodontite
A gengivite é uma forma precoce de doença gengival, ou doença periodontal. Se ignorar os sinais da gengivite, ou porque não os sabe reconhecer ou porque está preocupado por ter de ir ao dentista, o seu estado irá provavelmente agravar-se. A gengivite que não é tratada pode progredir para uma periodontite, que é uma forma grave de doença das gengivas. A periodontite, em si, é uma situação clínica grave, mas os dados de estudos clínicas demonstraram que a periodontite aumenta o risco de sofrer um acidente vascular ou um enfarte, embora existam outros estudos que não evidenciam a mesma correlação. Este é mais um exemplo de como a saúde oral tem reflexo na saúde na sua globalidade.
Se desenvolver uma peridontite, as suas gengivas podem estar demasiado infectadas para as tratar apenas com uma simples destartarização. Poderá ter necessidade de ir a um periodontista, especializado no tratamento das doenças das gengivas. De uma forma geral, se o espaço entre os seus dentes e as gengivas for inferior ou igual a 5 mm, o periodontista ou o especialista em higiene oral irá tratar o problema com uma conjugação de destartarização (o acto de eliminação do tártaro e da placa bacteriana) e de raspagem das raizes (alisamento da superfície das raízes dos dentes para evitar uma nova acumulação do tártaro). No entanto, se o espaço entre os dentes e as gengivas for superior a 5 mm, poderá necessitar de algum tipo de cirurgia oral.
Independentemente do tratamento administrado à sua doença das gengivas, é importante seguir uma rotina de higiene oral, com escovagem dos dentes duas vezes por dia e a utilização do fio dentário, pelo menos, uma vez por dia, ou mais, de acordo com as indicações do seu dentista ou periodontista.
Necessita de mais alguma razão para evitar as doenças das gengivas? Engravidar. Estudos demonstraram que as mulheres grávidas que sofram de periodontite são mais susceptíveis de ter um bebé prematuro comparativamente com mulheres com gengivas saudáveis.